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EMBALAGEM & SUSTENTABILIDADE: É PRECISO ORIENTAR O CONSUMIDOR
Professor Bruno

As empresas podem fazer muito pela sustentabilidade dos seus produtos. Os consumidores também.Hoje em dia é comum encontrar nas prateleiras produtos com algum tipo de proposição sustentável, mas poucos explicam ao consumidor o que fazer de forma a minimizar o impacto da cadeia como um todo.

Por exemplo, qual é a melhor maneira de preparar um prato pronto congelado? Forno a gás ou micro-ondas? E o que dizer da água quente para o café solúvel?Grande parte dos impactos relacionados às cadeias de alimentos, produtos de higiene, cuidado pessoal e de limpeza podem estar relacionados às etapas em poder do consumidor. Sendo esse o caso, a embalagem, por ser uma excelente ferramenta de comunicação, apresenta-se como um importante aliado, pois permite oferecer orientações relevantes e a baixo custo, tais como:

Conheca aqui a maneira mais sustentavel de preparar esse produto:Forno micro-ondas com o produto descongelado.Conheca o estudo completo em www.xpto.com.br/mododepreparo

Modo de preparo: Dados de análise do ciclo de vida, apresentados de forma simples, que informem o impacto ambiental relacionado à cada modo de preparo, por exemplo:• Desperdício de alimentos: O desperdício de alimentos coloca a perder todos os impactos ambientais desde a etapa agrícola até o preparo, isso sem mencionar os impactos da biodegradação do resíduo orgânico que chega desnecessariamente aos aterros e lixões. Números do Instituto Akatu indicam que 1/3 de tudo que o consumidor compra termina na lata do lixo. Informar o consumidor sobre o impacto insustentável do desperdício bem como indicar claramente qual é a o tamanho de embalagem adequado para cada habito de consumo podem ajudar. Alem disso, faz-se necessário considerar mecanismos que desincentivem a compra de embalagens "econômicas" por públicos cujos hábitos de consumo impliquem em grande probabilidade de que parcela representativa do produto termine na lata do lixo.Mas cuidado, Orientação ao Consumidor não deve ser confundida com Rotulagem Ambiental. A Rotulagem Ambiental é uma ferramenta de comunicação que objetiva aumentar o interesse do consumidor por produtos de menor impacto, possibilitando assim a melhoria ambiental continua orientada pelo mercado. Orientação, por outro lado, objetiva reduzir os impactos uma vez que o produto já foi adquirido.Se por um lado a Rotulagem Ambiental bem feita pode trazer resultados positivos, o entendimento de que uma determinada opção é "sustentável", sem maiores esclarecimentos, pode trazer conseqüências indesejáveis, tais como:• Consumo excessivo e sem culpa• Desperdicio excessivo e sem culpa• Descaso no descarte• Escolha de uma marca que comunica atributos de sustentabilidade em detrimento de outra mais sustentável, mas que opta por não comunicar• Generalização equivocada de uma solução adequada à determinado produto para todos os outrosÉ razoável concluir, portanto, que Rotulagem Ambiental e Orientação ao Consumidor são conceitos complementares, pois, de forma muito simplista, a Rotulagem Ambiental oferece à empresa a oportunidade de comunicar que "fez a sua parte" enquanto a Orientação ao Consumidor explica como "fazer a dele".Finalmente, seja pelos produtos que escolhe, ou pela forma que os utiliza, o consumidor exerce papel determinante na construção de um futuro mais sustentável. As ações dos consumidores serão tão informadas quanto a qualidade dos dados e das recomendações disponibilizados pelas empresas de forma ética, simplificada e no momento adequado. Essa é mais uma oportunidade da embalagem tomar o papel de protagonista no processo de transformação sustentável tão necessário em nossa sociedade.Bruno Rufato PereiraProfessor do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPMGerente de Sustentabilide e Embalagens Alimentícias para Plásticos Básicos na DOW

 



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